Ja Bateste

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    Portugal pode precisar de novo resgate diz jornal alemão

    Don.C
    Don.C
    Admin
    Admin

    Mensagens Mensagens : 154
    Agradecimentos Agradecimentos : 0
    Idade Idade : 30
    Localidade Localidade : Aveiro
    10032012

    Portugal pode precisar de novo resgate diz jornal alemão Empty Portugal pode precisar de novo resgate diz jornal alemão

    Mensagem por Don.C

    Portugal pode precisar de novo resgate diz jornal alemão Die-welt

    A restruturação da dívida grega, após o acordo alcançado com os credores privados, dá algum tempo à zona euro para respirar, mas no Outono o risco de bancarrota de países da moeda única em dificuldades financeiras, como a Grécia e Portugal, voltará a agudizar-se, prevê o diário conservador.
    Sobretudo se não houver progressos na Grécia, os parceiros europeus poderão “fechar a torneira” a Atenas, o risco de bancarrota regressará, e a crise pode alastrar a outros países do sul da Europa, segundo o Die Welt.
    “O país que suscita mais preocupações é Portugal, e em círculos do governo alemão não se exclui que Lisboa precise de mais dinheiro da União Europeia, ainda no segundo semestre deste ano”, diz o matutino germânico.
    “Os Estados não conseguirão pagar as suas dívidas se não lograrem ter crescimento económico, e até agora não há sinais de retoma nenhuma nos países em crise”, disse o professor de economia da Universidade de Oxford, Clemens Fuest, citado pelo Die Welt.
    Para o mesmo especialista alemão, é tudo uma questão de confiança, e no segundo semestre de 2012 a situação dos países em crise não melhorar, os receios dos investidores de perderem o dinheiro investido em Portugal, se também houver uma reestruturação da dívida portuguesa.
    Fuest não exclui mesmo a hipótese de a crise se agravar, em vez de melhorar.
    Isto porque, explicou o economista germânico, o Banco Central Europeu inundou a zona euro com injeções de capital, os bancos compraram ainda mais títulos da dívida pública de países do sul da Europa, o risco que correm aumentou e, provavelmente, também o nervosismo aumentará, se houver sinais de um agravamento da situação, advertiu Fuest.

    retirado: asbeiras
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 3:05 pm