Tutorial: saiba como recuperar os dados perdidos

    Compartilhe
    avatar
    Don.C
    Admin
    Admin

    Mensagens Mensagens : 154
    Agradecimentos Agradecimentos : 0
    Idade Idade : 25
    Localidade Localidade : Aveiro
    14042012

    Tutorial: saiba como recuperar os dados perdidos

    Mensagem por Don.C

    Perder dados, apagar acidentalmente ficheiros ou deparar-se com uma avaria no disco são situações que, mais cedo ou mais tarde, batem à porta de qualquer pessoa que trabalha com tecnologias.

    A regra número um para quem usa um computador é ter sempre uma cópia de segurança de todos os dados. No entanto, esta nem sempre é seguida, e quando os utilizadores são confrontados com o desaparecimento irremediável de ficheiros importantíssimos procuram a tal ferramenta ou serviço de apoio técnico milagroso. A questão é: em tecnologia não existem milagres, mas existem várias situações em que há remédios ao nosso alcance.

    Mas comecemos pelo início. Sendo os conteúdos um dos bens mais valiosos que temos há que estar preparado para responder a estas situações da melhor forma. Não existem regras nem poções mágicas que possam evitar este tipo de situações, mas existem algumas boas práticas que devem ser seguidas na altura em que nos deparamos com dados perdidos.

    Sempre que perceber que houve perda de dados, procure não usar mais o disco para não escrever por cima dos conteúdos que já lá estão. A recuperação de dados continua a ser possível, mas torna-se bastante mais difícil.

    Evite também esvaziar a reciclagem. Muitos dos ficheiros poderão estar neste local.

    Não deverá também desmontar a unidade de armazenamento, ou procurar qualquer tipo de problema mecânico “lá dentro”. Não só poderá agravar a situação, como as empresas que oferecem serviços de recuperação de dados vão ver-se impossibilitadas de o ajudar nesta situação.

    Procure um software de recuperação de dados. Existem inúmeras soluções deste género no mercado, inclusive gratuitas, que funcionam bastante bem. No entanto, o grau de eficiência está também sempre dependente da quantidade de dados que foram perdidos. A solução Power Data Recovery é gratuita até 1 GB de informação. Permite recuperar dados a partir de vários tipos de unidades de armazenamento e criar um disco de arranque, para o sistema não ter que recorrer ao que está no computador.

    Siga até http://www.powerdatarecovery.com/power-data-recovery.html e faça o download da versão gratuita. A suite inclui cinco módulos de recuperação de dados que foram especialmente criados para responder a diferentes condições de perda de dados: Undelete Recovery, Damaged Partition Recovery, Lost Partition Recovery, Digital Media Recovery e CD/DVD Recovery. A ferramenta Data Recovery Boot Disk vai permitir recuperar dados depois de um crash do sistema, ou problemas de arranque sem ter que recorrer a um sistema operativo.




    Spoiler:


    1- Instale a aplicação. No menu principal carregue em Undelete Recovery. O programa vai verificar todos os discos que possui associados ao computador, incluindo pens. Escolha a drive a partir da qual pretende recuperar ficheiros e carregue em Recover. Esta primeira opção recupera ficheiros e pastas que foram acidentalmente apagadas.





    2- Se esta opção não responder ao que pretende, escolha Lost Partition Recovery para recuperar ficheiros a partir de partir de partições que foram apagadas ou perdidas. Escolha o disco que pretende a partir da lista. Em Advanced Setting poderá escolher os ficheiros de sistema e o tipo de ficheiros a verificar.





    3- Depois de um full scan feito ao disco, a solução vai indicar quantos ficheiros conseguiu recuperar. Escolha Show Files à esquerda.






    4- Os conteúdos podem ser pré-visualizados. Clique no ficheiro e depois em File Preview. Em Find File poderá pesquisar por um ficheiro específico. Escolha Export Files List para guardar estes resultados no formato TXT.





    5- Se os resultados forem centenas ou milhares de ficheiros use o Advanced Filter para reduzir o seu campo de pesquisa. Aqui poderá especificar o que procura definindo a extensão, a dimensão, a data de criação ou de modificação do ficheiro, entre outras opções.





    6- Para guardar os ficheiros recuperados clique à esquerda em Save Files. O programa vai despoletar um aviso recomendando que os ficheiros sejam guardados num local diferente do disco que está a ser recuperado. Escolha a nova localização e clique em ok. A recuperação pode ainda ser feita a partir de um CD (CD/DVD Disk Recovery). O processo é em tudo semelhante.
    Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

    Nenhum comentário.


      Data/hora atual: Sab Nov 17, 2018 4:19 am